As predições do advento do Cristo

Tema da Aula

As predições do advento do Cristo.

Objetivos

- Conhecer um pouco sobre a Bíblia e o velho testamento

- Mostrar as previsões da vinda de Jesus Cristo ao planeta Terra;

- Compreender um pouco melhor o modo que os judeus entendiam a vinda do messias;

Conteúdo

Relembrar as três revelações. Hoje iremos estudar sobre as profecias que anunciaram a vinda de Jesus.

Antes que Jesus viesse à Terra, vários profetas anunciaram a sua vinda. Podemos encontrar essas profecias na Bíblia, no velho testamento. (Questionar os jovens se eles conhecem a Bíblia e falar um pouco da importância de se conhecer e estudar a Bíblia).

A palavra Bíblia significa, em português, livro, mas este significado é impreciso, pois parece que se refere a obra de um único autor. Não é verdade. A Bíblia é uma coleção de livros produzidos ao longo de muitos séculos por diversas mãos e em diversos lugares. Somente a primeira porção, conhecida como Pentateuco ou cinco livros de Moisés ou Lei de Moisés ou Torá (para os judeus), considera-se tradicionalmente ter sido escrita por um único autor.

Mas as escrituras não foram encerradas com a morte de Moisés. Por séculos adiante houve outros grandes homens que contribuíram com revelações.

Mas com tantos autores escrevendo por centenas de anos como soube-se dizer qual seria o último? O fechamento oficial da Bíblia chama-se canonização e aconteceu aproximadamente no ano 100 D.C. Foi uma decisão tomada pelas lideranças rabínicas e eruditas. Então a Bíblia Judaica ou Livros Sagrados, foi completada oficialmente com 24 livros proféticos escritos até aquela época, após a destruição do Segundo Templo.

A Bíblia judaica é dividida em três diferentes categorias de livros: a Torá ou os cinco livros de Moisés, Os profetas e os Escritos.

Curiosidade: O nome hebraico para a Bíblia inteira é Tanach, onde o “T” é para a palavra Torá e que representa a comunicação direta entre Deus e o homem; o “N” é para a palavra hebraica Nevím, os profetas (contêm comunicações com Deus escritas nas palavras dos próprios autores); o “Ch” é para Chetuvím, escritos (também são sagrados, mas vem de  uma forma de comunicação menos intensa).

A Torá é composta de cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Já os livros proféticos são: Josué, Juízes, Samuel 1 e 2, Reis 1 e 2, Isaías, Jeremias, Ezequiel e o O Livro dos Doze.

Os profetas eram homens que recebiam mensagens de Deus e eles deixaram um registro dessas revelações. Sabemos que estes profetas eram, assim como entendemos hoje pela luz do espiritismo, médiuns. Assim como dizem Tim e Vanessa em sua música intitulada Médiuns: “Hoje médiuns, antes profetas. Faculdades não mais ocultas”. Na Bíblia há muitos relatos de fatos mediúnicos.

Profecias

"Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel (que significa Deus conosco)."  Isaías, 7:14

"Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo." Isaías, 11:1

       Traz a genealogia de Jesus. Prevê a descendência em que o Messias viria.

        "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." Isaías, 40:3

Isaías profetizou que o messias teria um antecessor que prepararia o seu caminho, João Batista (Cumprimento em Mateus 3:1 – "Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus").

"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Isaías, 53:4-7

Momento da cruz. Muitos dizem que Jesus “limpou os pecados do mundo”, mas a sua crucificação e sofrimento não agiram de forma instantânea sobre os homens retirando todos os pecados. O que se deve entender é que sua mensagem e seu exemplo são tão fortes que despertam em nós a vontade de aperfeiçoamento próprio.

"Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho." Oséias, 11:1

    Cumprimento no Capítulo 2 de Mateus - "E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho."

"E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miquéias, 5:2

Trata do lugar do nascimento do Messias, que foi em Belém da Judéia (Mateus 2:1 Lucas 2:4-7).

"Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo: Raquel chora a seus filhos e não se deixa consolar por eles, porque já não existem." Jeremias 31:15

Cumprimento em Mateus 2:16 2:17-18 – "Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os seus arredores de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquiria dos magos."

"E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito." Zacarias, 12:10;

"Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos." Zacarias, 13:7

    O Messias seria abandonado pelos discípulos, cumprimento em Mateus 26:56 e Marcos 14:50 – "Tudo isto, porém, aconteceu, para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então os discípulos todos, deixando-o fugiram."

Alguns profetas

Isaías foi um profeta que, segundo os Judeus, tem a missão de ser uma luz entre as nações. Ele destacou o poder dos indivíduos de interferirem no futuro do mundo. Na ONU (Organização das Nações Unidas) há uma das citações de Isaías colada à parede que diz “Uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra” (Isaías 2:4).

O profeta Jeremias tentou fazer as pessoas enxergarem que a decadência moral é a verdadeira razão para a derrota militar. A força espiritual é mais significativa do que armas poderosas.

    "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José? E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se." Lucas 4:16-30.

Cronograma da Aula:

- 15 minutos - Dinâmica de integração;

- 45 minutos - Apresentação do conteúdo da aula;

- 10 minutos - Preenchimento da ficha de cadastro do jovem;

Recurso e Técnica Aplicada:

- Dinâmica de integração;

- Exposição Oral dialogada;

- Quadro;

- Leitura por parte dos jovens dos trechos destacados das profecias;

Dinâmica Nome-fruta:

Cada evangelizando deverá perguntar para seus colegas qual o seu nome e sua fruta preferida e deverá memorizar. Após um tempo estipulado, aquele que lembrar de mais nomes e frutas vence.

Avaliação

O momento da dinâmica foi bem divertido e possibilitou que os jovens tivessem contato entre si e conhecessem os nomes de seus colegas.

No período de exposição da aula mostraram-se bem atentos, além de participativos no momento da leitura e da contribuição a cerca do entendimento do que leu. Fizeram algumas perguntas sobre o tema mediunidade.

A aula terminou no tempo previsto.

Referências