Estrutura Familiar e Laços Afetivos

Tema da Aula

    Laços afetivos que transcendem a matéria.

Objetivo

    Refletir sobre estrutura familiar e os laços afetivos que transcendem a matéria.

Recurso e Técnica Aplicada

    Dinâmica de quebra do gelo e apresentação dinâmica sobre o tema da aula, explicação oral.

Dinâmicas

    Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.

    Material: Espaço físico amplo, cd e aparelho de som.

   Procedimento: Os participante deverão andar soltos pela sala ou espaço, ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando e quando a música para, pede para o participante procurar um parceiro que esteja usando uma peça de roupa com a cor parecida com a sua, ou usando algum acessório parecido com o seu. Pede para os pares se cumprimentarem com o aperto de mão. Depois, vola a música, andam, para a música e sugira outra coisa: quem nasceu em mês par procure um parceiro que nasceu em mês par, impar com impar, assim vai.

Aula

    Em uma folha os jovens vão ter que escolher 3 pontos que eles acham legal em sua família e 3 que eles não acham. E na outra parte da folha vão escrever 3 coisas que possuem afinidade com seu melhor amigo(a). Após escreverem, abre-se o espaço para aqueles que quiserem falar, possam comentar o que escreveram.

O objetivo é mostrar a relação deles com a família e amigos, os laços afetivos e que não precisa ser necessariamente da família para ser considera como sendo da família.

A aula irá buscar que os jovens fiquem mais participativos, que não seja apenas uma pessoa falando e eles ouvindo. Será uma aula de maior reflexão mas não deixando eles ficarem apenas sentados nas cadeiras.

Cronograma da Aula

- 25 minutos: Dinâmica de apresentação(feita no auditório por causa do espaço);

- 05 minutos:Dinâmica da aula(escrever no papel);

- 10 minutos: Debate sobre a dinâmica (escrever no papel);

- 10 minutos: Considerações finais.

Expectativas

    Deixar os jovens animados com a dinâmica de abertura da aula, fazer com que eles busquem trabalhar entre si. Não deixar a aula monótona, com duas dinâmicas em sala. Apresentar uma aula diferente daquela que ele tem durante a semana. Passar o conhecimento de uma forma leve, possibilitando que eles montem um raciocínio lógico e adequado acerca do assunto.

Avaliação

    A aula foi tranquila. Pensei que ia ter mais jovens, com isso a primeira dinâmica não atendeu as minhas expectativas. Na aula tudo correu tranquilamente, acredito que os jovens conseguiram perceber as diferenças sobre família. Também vi que eles gostaram de escrever sobre as coisas que ele gostam e não gostam sobre a família e viram a dificuldade de achar coisas boas e coisas ruim nas pessoas.

Bibliografia: